“E a todo instante vão estar presentes, você vai ver...”

A canção popular nos sugere que assim são os detalhes. Tanto os bons, quanto os ruins. O Todo e tudo são compostos de detalhes. Eles nos revelam as propriedades e qualidades do todo, eles somam as boas e más virtudes do conjunto. Assim é com uma orquestra que não será melhor que seu músico mais medíocre, ou uma equipe desportiva que é a soma de cada detalhe de seus integrantes.

Odontologia é a soma de inúmeras e sucessivas intervenções, cada detalhe que a compõe tanto quanto arte, como ciência, como prestação de serviços, é a soma de incontáveis detalhes, às vezes conscientes, às vezes intuitivos, às vezes protocolares.

Por quase três décadas estive Docente em Odontologia, e o ensinamento desta Ars Curandi (Artes das Curas) me fez observar de quantos detalhes é composta a Odontologia, e ainda hoje quando estou estudante ou preceptor de profissionais dentistas estagiários, mais marcante é esta constatação.

No mundo globalizado, onde reinam leis de mercado, consumismo desenfreado, o paciente é induzido a se acreditar um consumidor de serviços. Assim, conceitos de compras a R$ 1,99 sugerem a idéia de uma aquisição vantajosa. Quero dizer: quando não se sabe avaliar as qualidades intrínsecas de um trabalho, ou o detalhe das propriedades inerentes de um produto resta-nos o preço. Infelizmente, só sabemos avaliar o preço, quando não temos conhecimento técnico, ou acadêmico, ou vivência para avaliar o valor das coisas.

Cuidado com a idéia “do mais barato, é mais vantajoso”. Se o seu único, ou mais forte critério de escolha for este, tente informar-se melhor sobre os detalhes que envolvem a decisão que você está prestes a tomar. É fundamental um planejamento, um saber de onde se parte, e aonde se quer chegar, caso contrário todos os caminhos poderão levá-lo a lugar algum.

Hoje é muito freqüente encontrar-se na mídia informes publicitário, e até mesmo publicidade explícita sobre empresas que propões implantes dentários. É importante discernir o que é publicidade, do que é Verdade. Que o compromisso com a Verdade tem estas mensagens que propõe de maneira simplista a reabilitação oral com implantes. Qual é mesmo a mensagem? Elas nos estão a propor compromissos de ambas as partes? e com quem você estará lidando? Com o Dentista, ou alguém do telemarketing? ou com o apresentador, ou animador de auditório que “vende” sabão em pó, telefones celulares, e implantes dentais como se fossem a mesma coisa. E que se não der certo, pra ele (apresentador de TV) tanto faz!

Preste atenção, cuidado com você! Observe os detalhes que estarão envolvidos nesse processo decisório. Os recursos da Internet poderão informar-lhe, mas o contato pessoal, o seu “filling”, irá ajudá-lo numa melhor compreensão das escolhas e decisões a tomar. Um Cirurgião-Dentista que lhe olhe nos olhos, irá ajudá-lo no processo decisório.

Oportunidades nos batem à porta, mas não é a toda hora, às vezes nós as permitimos entrar, outras vezes elas nem aceitam novos convites. Existem coisas que nós achamos muito parecidas, quase idênticas, “mas quase, também é mais um detalhe...”.


Abraço, até a próxima!